Retenção de Clientes no Pós-Natal: Estratégias Eficazes com RCS e SMS
Retenção de Clientes: Estratégias para Fidelizar no Pós-Natal O que você está fazendo para manter…
Em pleno 2024, com o crescimento de canais digitais de atendimento como chats, WhatsApp e redes sociais, o número 0800, tão tradicional em estratégias de atendimento ao cliente, ainda faz sentido como um investimento para as empresas?
O número 0800 sempre foi sinônimo de acessibilidade no atendimento ao cliente, oferecendo uma linha direta e gratuita para quem buscava suporte.
Durante décadas, essa ferramenta foi necessária, especialmente para grandes empresas que queriam garantir que seus consumidores pudessem entrar em contato de qualquer lugar, sem custos.
No entanto, com a evolução das tecnologias e o surgimento de alternativas de atendimento, como chats automatizados e redes sociais, o cenário às vezes parece ir contra o uso desta tecnologia.
Se em plena era da comunicação digital você ainda tem dúvidas se deve usar ou não um número 0800, nós da Maisvoip, vamos analisar o papel do 0800 no contexto atual, seus benefícios, custos envolvidos e como ele se posiciona diante das novas alternativas digitais de atendimento ao cliente.
O 0800 é um número telefônico adotado por empresas para facilitar o contato com seus clientes. A principal vantagem do 0800 é que ele oferece chamadas gratuitas para o consumidor. Isso quer dizer que a empresa que disponibiliza o número cobre todos os custos da ligação.
Essa particularidade faz do 0800 um canal de atendimento ao cliente eficiente e acessível, já que o cliente não precisa se preocupar com nenhum custo extra ao entrar em contato com a empresa.
Imagine um cliente da sua empresa precisando urgentemente entrar em contato, mas se depara com uma situação: ele deseja falar com um atendente humano e explicar detalhes a situação na qual precisa de uma solução.
O cenário é preocupante, pois o cliente precisa resolver uma questão crítica e não consegue transmitir tudo o que precisa para o atendente virtual.
Ao utilizar um número 0800, o sistema automatizado de URA direcionou a chamada de forma eficiente, oferecendo opções claras para resolver o problema, mesmo que todos os atendentes estivessem ocupados. Em poucos minutos, o cliente foi conectado a um atendente preparado para fornecer a ajuda necessária, de forma rápida e sem complicações.
A experiência deste cliente foi completamente satisfatória, não concorda?
Neste exemplo dado, mesmo com a digitalização dos serviços, aprendemos que muitos consumidores ainda preferem resolver questões pelo telefone, especialmente em segmentos como saúde, seguros, bancos e atendimento técnico, onde a interação direta pode ser mais eficiente.
Assim, os números 0800 competem diretamente com canais mais modernos, forçando as empresas a reavaliar suas estratégias de como e quando utilizar essa solução.
Entendendo que a boa experiência do cliente e a rápida resolução de problemas devem ser levadas sempre em consideração, nós da Maisvoip separamos aqui o porquê de sua empresa precisar ter um 0800 disponível para o seu público:
Tenha isso em mente: O maior atrativo do número 0800 é sua acessibilidade.
Ele facilita o atendimento para públicos específicos, como idosos ou pessoas que preferem resolver questões por telefone, em vez de usar aplicativos ou chatbots. Em muitos casos, o telefone é visto como um canal mais direto e eficiente, assim como citamos no exemplo anterior, especialmente para resolver questões complexas ou urgentes.
Ao ligar para um número 0800, o cliente tem a sensação de que está sendo ouvido e compreendido, algo que muitas vezes é difícil de transmitir por meios digitais.
E ressaltamos que por ser um número gratuito, ele também transmite a sensação de que a empresa está disposta a facilitar a vida do cliente, sem impor barreiras financeiras para o contato.
Em uma estratégia omnichannel, onde todos os canais de comunicação estão integrados, o 0800 é apenas uma das várias opções para o cliente escolher o que melhor atende às suas necessidades. Isso garante uma experiência de atendimento mais completa e flexível
Por exemplo, um cliente pode começar a resolver um problema pelo chat, mas se preferir um atendimento mais rápido e detalhado, pode ser direcionado para o 0800.
Com o uso de ferramentas de automatização, o 0800 também pode ser complementado por tecnologias de inteligência artificial. As URAs (Unidades de Resposta Audível) são exemplos de como o número 0800 pode se tornar mais eficiente, automatizando as etapas iniciais do atendimento e resolvendo questões simples sem a necessidade de intervenção humana.
As URAs inteligentes podem direcionar o cliente para o departamento correto ou fornecer respostas automáticas para dúvidas frequentes, liberando uma equipe de atendimento para lidar com questões mais complexas
Por fim, a IA aplicada ao 0800 pode analisar o comportamento do cliente durante a chamada, oferecendo sugestões personalizadas e identificando padrões de atendimento que podem ser melhorados.
Ao utilizar um número 0800, a empresa pode atender clientes de qualquer parte do país, sem que eles tenham que pagar pela chamada. Isso facilita a expansão dos negócios para novas áreas e fortalece a presença da marca no mercado.
Com as ferramentas certas, as empresas podem acompanhar em tempo real o volume de chamadas, o tempo de atendimento e as taxas de resolução
Esses relatórios permitem que a empresa identifique gargalos no atendimento, como excesso de tempo de espera ou alta demanda em horários específicos, e ajuste suas estratégias para oferecer um serviço mais eficiente. O monitoramento também possibilita a avaliação do desempenho dos atendentes, garantindo que o atendimento esteja sempre alinhado com os padrões de qualidade da empresa.
A análise de dados coletados nas chamadas pode ser utilizada para entender melhor as necessidades dos clientes e adaptar os serviços de acordo com suas expectativas.
Aprendemos neste artigo que o número 0800 precisa fazer parte de sua estratégia de atendimento ao cliente, funcionando em conjunto com canais digitais, como WhatsApp e chatbots. Dessa forma, a sua empresa pode garantir que todos os perfis de clientes possam ser atendidos de maneira eficiente.
Como já dito no início o principal e mais conhecido benefício de um número 0800 é permitir a ligação gratuita, nacionalmente, para quem está do outro lado da linha.
Apesar de sua empresa arcar com os custos pelos minutos de cada ligação, hoje em dia essas tarifas caíram e possibilitam que pequenas e médias empresas também consigam oferecer este tipo de canal de atendimento para o seu público.
Levando tudo em consideração, o tradicional 0800 continua sendo uma excelente ferramenta de negócios, especialmente para pequenas empresas que se beneficiam da confiança e praticidade que ele proporciona. O que está esperando?
Se você ainda tem dúvidas, saiba que a Maisvoip pode te ajudar a responder todas elas!
Nossas soluções personalizadas, que incluem tanto o número 0800 quanto as ferramentas digitais avançadas como o Discador Automático, a URA Reversa e o Maiszap, podem transformar a forma como sua empresa se comunica com seus clientes.
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