Maisvoip

  • Home
  • Quem Somos
  • Soluções
    • Discador Automático
    • URA Reversa
    • RCS
    • Telefonia Voip
    • Plataforma de SMS
    • PABX Virtual
      • Pabx White Label
    • Mais Zap
      • Maiszap White Label
  • Suporte e Ajuda
  • Conteúdos
    • Blog
    • Conteúdos Gratuitos
    • Na mídia
  • Contato

Dicas de como Elaborar um Script de Cobrança do Zero!

Neste artigo a Maisvoip ajudará a sua equipe de cobrança a dar os principais passos para montar um Script de Cobrança totalmente eficiente e personalizável.

Também ensinaremos como esse script pode ser utilizado por sua empresa em sua central de atendimento o integrando com as tecnologias que a Maisvoip oferece: a Telefonia VoIP, SMS e o MaisZap.

Acompanhe e descubra como transformar o atendimento de seu setor de cobranças.

 

O que é um Script de Cobrança?

Um script de cobrança é um guia estruturado que orienta o atendente no contato com um cliente devedor, o auxiliando a conduzir a negociação de maneira amigável e eficaz. Esse tipo de padronização é essencial para qualquer empresa, uma vez que proporciona um modelo base do processo de cobrança, aprimorando, assim, a recuperação de dívidas.

É justo que a empresa receba o pagamento devido pela venda de produtos e serviços prestados, por isso, esse roteiro se torna a melhor ferramenta para aumentar os resultados positivos na realização de acordos e agilizar a recuperação dos recursos para o caixa da empresa.

Como o Script Opera

Em sua operação, o script funciona de maneira similar a um roteiro delivro e/ou cinema, tendo diálogos planejados entre dois personagens em um fluxo contínuo. Os contatos costumam ser realizado por meio de telefone, e-mail ou WhatsApp, dependendo do momento e da situação específica.

Por consequência, a criação de um script de cobrança aumenta consideravelmente as chances de êxito nas negociações. Sua equipe adquire várias vantagens como a padronização do processo, o facilitando, a personalização de cada abordagem de acordo com cada situação específica e a rapidez para se resolver a situação com o indivíduo e/ou empresa em débito.

Benefícios

Conheça a seguir as diversas vantagens de um script de cobranças para uma central de ligações ao lidar com clientes. Aqui estão algumas das principais vantagens:

  1. Padronização das Interações: Um script de cobrança permite padronizar as interações entre os atendentes e os clientes inadimplentes.
  2. Profissionalismo: Eles fornecem um roteiro estruturado que ajuda os atendentes a conduzir as conversas de forma profissional e eficiente.
  3. Respeito às Leis e Regulamentos: Os scripts de cobrança podem ser desenvolvidos de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis.
  4. Maior Eficácia na Negociação: Eles podem incluir estratégias de negociação eficazes, como oferecer descontos, parcelamentos ou outras opções flexíveis.
  5. Melhoria na Recuperação de Dívidas: A padronização, o profissionalismo e a eficiência citados acima proporcionados pelos scripts podem contribuir de forma significativa neste processo.
  6. Experiência do Cliente: Embora a cobrança seja uma situação delicada, os scripts podem ser criados de forma a proporcionar uma experiência mais amigável e respeitosa para o cliente.
  7. Treinamento Facilitado: Os scripts facilitam o treinamento de novos atendentes. Eles podem aprender rapidamente as melhores práticas e abordagens a serem seguidas, reduzindo o tempo necessário para o treinamento.
  8. Registro e Documentação: Eles ajudam a documentar as interações com os clientes, o que é essencial para o registro e acompanhamento das negociações e acordos. Isso também é valioso para futuras referências e auditorias. Utilizando as Tecnologias da Maisvoip, sua empresa terá acesso a todos os registros desta comunicação do cobrador com o cliente.
  9. Redução de Erros: Os scripts minimizam erros nas abordagens de cobrança, garantindo que as informações críticas sejam obtidas de forma precisa e que as etapas da negociação sejam seguidas corretamente.

O que deve conter em uma Carta de Cobrança

Se você não tem experiência na elaboração de uma carta ou script de cobrança, é fundamental atentar para alguns elementos essenciais que não podem faltar, ou pelo menos, precisam fazer parte da estrutura de um. Aqui estão os pontos que não podem faltar:

  1. Identificação do responsável pela cobrança em nome da empresa.
  2. Confirmação dos dados do cliente.
  3. Informações detalhadas sobre a dívida, incluindo juros e período de atraso.
  4. Apresentação de uma proposta para quitar a dívida.
  5. Escuta atenta e negociação com base nas condições informadas pelo cliente.
  6. Consideração de contrapropostas ou justificativas para a não quitação do débito.
  7. Encerramento do acordo com a confirmação das condições de pagamento ou o reagendamento da conversa para um momento posterior, caso não haja acordo imediato.

Crie já o Seu

A seguir, veremos um exemplo de script que podem ser adaptados de acordo com o nicho e situação, possuindo os pontos principais para se construir uma conversação coerente e eficaz:

 

Soluções VoIP

Como você pode analisar, este dialogo roteirizado acima possui em sua estrutura as principais táticas chaves que não podem faltar em um script de cobrança. Agora que aprendemos como montar uma estratégia de conversa inteligente e eficaz, veja quais as soluções VoIP nós podemos oferecer para a sua empresa que aliadas a um script de cobrança bem formulado, trarão resultados acima do esperado a sua equipe.

  • Telefonia VoIP: A tecnologia de Telefonia VoIP pode ser integrada ao script de vendas para permitir que os representantes façam chamadas de alta qualidade para clientes em qualquer lugar do país ou do mundo, usando uma conexão de internet. Isso significa que eles podem alcançar um número maior de clientes potenciais, reduzindo os custos associados às chamadas de longa distância.
  • SMS: A integração de mensagens SMS no script de vendas pode ser uma ferramenta eficaz para acompanhar os leads e clientes potenciais. Após uma ligação inicial ou uma interação por e-mail, os representantes de vendas podem enviar mensagens SMS personalizadas para manter o contato e fornecer atualizações sobre ofertas especiais, eventos ou novos produtos. Além disso, as mensagens SMS podem ser utilizadas para enviar lembretes de compromissos ou follow-ups após reuniões de vendas.
  • Maiszap: Os representantes de vendas podem utilizar o Maiszap para responder rapidamente a perguntas dos clientes, fornecer suporte pós-venda e até mesmo enviar mídias como fotos ou vídeos para demonstrar produtos ou resolver problemas dos clientes em tempo real. Integrando o Maiszap ao script de vendas, os representantes podem construir, através de chatbots, diálogos interativos para facilitar a negociação com o cliente, aumentando a confiança e a satisfação do mesmo.

Conclusão

Neste artigo você descobriu como os scripts de cobrança podem facilitar na gestão de cobranças, ajudando as empresas a recuperar dívidas de forma eficiente, em conformidade com as leis de proteção do consumidor, e ao mesmo tempo preservar a imagem da empresa e manter a satisfação do cliente. 

Unidas as tecnologias de atendimento da Maisvoip, a sua equipe poderá garantir que as operações de cobrança sejam realizadas de maneira profissional e ética.

Gostou deste conteúdo? Salve este artigo em seus favoritos e construa o seu próprio roteiro! Entre em contato com nossa equipe e saiba como implementar a tecnologia VoIP em seu negócio.

Veja nossos outros posts

Aprenda a Realizar a Melhor Prospecção de Clientes

Aprenda a Realizar a Melhor Prospecção de Clientes

20 de abril de 2025

Aprenda a realizar a Melhor Prospecção de Clientes Neste artigo, a Maisvoip irá mostrar a você o…

veja mais
Como Melhorar o Suporte ao Cliente de sua Empresa.

Como Melhorar o Suporte ao Cliente de sua Empresa.

20 de abril de 2025

Como Melhorar o Suporte ao Cliente de sua Empresa Neste artigo, a Maisvoip traz dicas para a…

veja mais
Vantagens da Telefonia VoIP para Agências de Publicidade

Vantagens da Telefonia VoIP para Agências de Publicidade

19 de abril de 2025

Vantagens da Telefonia VoIP para Agências de Publicidade O objetivo deste artigo da Maisvoip é mostrar as…

veja mais

Converse com um especialista

new RDStationForms('form_pg_artigo_site_mais_voip-7f721da80e973f6d90e0', 'null').createForm();

Converse conosco

Converse com um especialista e veja como a Mais Voip pode te ajudar

Converse conosco

De segunda a sexta: 08h30 - 18h00

  • SP - Tel: 11 4210-1406
  • SP - Tel: 0800 970 9766
Mais Voip

Com tecnologia de ponta e inovação constante, trazemos o que há de melhor e mais avançado no mercado de telecomunicações.

Parceiros:
Visite nossas páginas
  • Quem Somos
  • Discador Automático
  • Ura reversa / Robô de vendas
  • Telefonia Voip
  • SMS
  • Mais Zap
  • PABX Virtual
  • Seja um parceiro
  • Materiais Ricos
  • Blog
  • Suporte e Ajuda
  • Contato
  • Políticas de privacidade
  • Termos de uso

R. Santa Lúcia, 150 – Cidade Mãe do Céu,

São Paulo – SP, 03304-060

Provedor Homologado

Anatel -STFC e SCM

Copyright 2024 Todos os direitos reservados. Feito por Neo Digital