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Já parou para pensar por que tantos clientes desaparecem e não consomem mais seus produtos?

Manter um cliente ativo é um desafio que toda empresa enfrenta uma hora ou outra. Mas o que fazer quando um cliente simplesmente “some”? Recuperá-los pode ser mais fácil do que parece, e com as ferramentas certas, as oportunidades são inúmeras!

Atrair novos clientes é importante, mas recuperar aqueles que já compraram de você pode trazer resultados ainda mais rápidos e consistentes. Clientes inativos já conhecem sua marca, produtos e serviços, e reconquistar a confiança deles pode sair até mesmo mais barata do que adquirir novos.

Além disso, a Black Friday é uma excelente oportunidade para reativar clientes, oferecendo promoções exclusivas e condições especiais. Ao investir em estratégias de comunicação inteligentes, sua empresa pode se destacar e reconquistar aqueles que, por algum motivo, se afastaram.

Neste artigo, você encontrará dicas práticas para entender por que clientes se tornam inativos, como recuperá-los, e como a Maisvoip pode ser a parceira ideal nessa missão. Vamos conferir?

Por que clientes podem se tornar inativos?

A inatividade de clientes pode acontecer por diferentes razões. Identificar essas causas é importante para criar estratégias de recuperação eficazes. Confira as principais:

1 – Falta de Engajamento

Engajamento é uma das palavras mais usadas na era digital, não é verdade? Ele é a chave. A ausência de interações frequentes com a marca pode levar o cliente a esquecer ou perder interesse. Isso acontece quando:

  • Não há contato pós-compra para reforçar a confiança.
  • Faltam campanhas que incentivem a recorrência.
  • Diminuição de interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

 

2 – Experiências Negativas

Problemas com o produto, atrasos na entrega ou um atendimento inadequado podem afastar clientes.

Clientes frustrados dificilmente voltam, mas ações para reverter essas experiências podem reconquistá-los.

A criação de canais de suporte eficientes, como citaremos mais abaixo, pode ser decisiva.

 

3 – Mudanças Pessoais

As circunstâncias pessoais ou profissionais dos clientes como mudanças financeiras, geográficas ou de rotina podem influenciar na decisão de compra do cliente.

Oferecer flexibilidade em formas de pagamento ou entrega do seu serviço/produto podem ser ótimas soluções. Sempre adapte suas ofertas para as necessidades do cliente, considerando o contexto atual dele.

 

4 – Concorrência

Seus clientes podem ser seduzidos por condições melhores oferecidas pelos concorrentes, por isso, monitorar o mercado e ajustar suas ofertas é essencial.

Aposte em diferenciais, como um atendimento mais ágil e benefícios exclusivos, assim conseguirá reverter a inatividade e reconquistá-los a consumir seus serviços/produtos.

 

5 – Desinteresse ou falta de Relevância

Provavelmente esse seja um dos maiores motivos para a inatividade. Às vezes, os clientes simplesmente perdem o interesse na sua marca ou nos produtos e serviços que você oferece e isso é normal.

Quando o cliente sente que a marca não está mais alinhada às suas necessidades ou valores, ele se afasta.

Reavalie suas estratégias de comunicação para garantir relevância.

Como recuperar seus clientes inativos?

Agora que já avaliamos os possíveis problemas, mas apresentar para você quais soluções a sua empresa pode optar para reverter totalmente esse problema. Saiba também como as nossas soluções de comunicação podem ajudar em cada um desses passos.

 

1 – Aproveite a Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única para oferecer condições exclusivas que despertem o interesse dos clientes inativos.

Usando a nossa ferramenta de mensagens multimídias de RCS para enviar mensagens interativas e personalizadas, com links diretos para os produtos de maior interesse. Crie campanhas de descontos especiais para quem já comprou de você.

Se você quer destacar sua empresa nessa Black e deseja recuperar seus clientes, mas ainda não sabe quais estratégias utilizar, confira este nosso artigo especial sobre a Black Friday e ferramentas de automação para potencializar seu negócio.

 

2 – Descubra quem são seus Clientes Inativos

Antes de recuperar clientes, é preciso identificá-los. Analise seu CRM e histórico de vendas para segmentar aqueles que não compram há mais de seis meses.

Utilizando o Maiszap, a ferramenta de WhatsApp da Maisvoip, sua equipe pode sondar o interesse desses clientes de forma prática e automatizada, realizando pesquisas com o chatbot e em seguida oferecendo ofertas exclusivas de acordo com as necessidades de cada um.

 

3 – Segmentação de Clientes

Tenha ciência que nem todos os clientes inativos são iguais.

Depois de identificar os clientes inativos, é fundamental agrupá-los com base em diferentes critérios, como histórico de compras, interesses, faixa etária, localização geográfica, entre outros. Isso porque cada cliente é único, com motivações e necessidades distintas para realizar uma compra.

Se você gerencia um grande volume de clientes, personalizar o contato com cada um pode ser inviável. É por isso que a segmentação é tão relevante, permitindo adaptar suas estratégias de recuperação para atender às necessidades específicas de cada grupo.

A forma como você segmenta dependerá do tipo de produto ou serviço que oferece. Para simplificar, os clientes podem ser classificados por:

  • Preferências, como os produtos que mais chamam sua atenção;
  • Valor médio das compras realizadas;
  • Período em que estão inativos;
  • Faixa etária, entre outros critérios;

 

4 – Estratégias para cada Grupo

Com base na segmentação dos clientes inativos, crie estratégias específicas para cada grupo. Isso pode envolver o envio de ofertas personalizadas, conteúdo interativo ou convites para eventos exclusivos.

Alguns clientes podem responder melhor a campanhas de e-mail marketing, enquanto outros podem ser engajados com mensagens mais dinâmicas e enriquecedoras enviadas por mensagens RCS. Se sua base de clientes for menor, contatos por ligação utilizando o Discador Automático, sendo também uma alternativa eficaz para a recuperação.

Além de escolher o canal mais adequado, é essencial definir a abordagem e o que será oferecido, como promoções ou condições especiais.

 

5 – Elabore o Pós-Venda

Com certeza um pós-venda de qualquer produto ou serviço faz toda a diferença, por isso, envie pesquisas de satisfação para medir a experiência de compra.

Ofereça suporte contínuo e incentive o cliente a voltar, seja com novos produtos ou serviços complementares.

Como evitar a Inatividade de Clientes?

Se antes apresentamos estratégias para a captação desses antigos clientes, agora vamos te mostrar como não perdê-los novamente.

Evitar a inatividade dos clientes é tão essencial quanto trazê-los de volta. Para impedir que eles se afastem, é fundamental proporcionar uma experiência excepcional desde o início da relação. Essa experiência se sustenta nas seguintes estratégias:

Mantenha o Engajamento

Uma forma eficiente de prevenir a inatividade dos clientes é garantir um engajamento contínuo ao longo do tempo.

Como vimos anteriormente, nossas ferramentas RCS e Maiszap, por exemplo, permitem criar campanhas interativas e frequentes, mantendo os clientes conectados.

Isso envolve estabelecer uma comunicação frequente por esses diferentes canais, oferecendo conteúdo relevante e de valor, assim sua empresa consegue manter o interesse e o envolvimento dos clientes com sua marca.

Atendimento Excelente

Desde o momento inicial de interação com sua marca, é essencial proporcionar ao cliente uma experiência de excelência. Isso abrange desde a facilidade em navegar pelo seu site até a entrega de um atendimento de primeira linha.

Ofereça canais de suporte ágeis e eficazes. Uma solução ágil e prática para a sua equipe de atendimento é URA Inteligente da Maisvoip que, ao ser bem configurada, agiliza respostas e cria uma experiência positiva para os seus clientes.

Comunicação Personalizada

Aprendemos acima como a segmentação de clientes transforma a forma como seus clientes conhecem e interagem com os produtos de sua empresa, não é?

Ao dividir o público com base em seus interesses, hábitos de compra e preferências, é possível enviar comunicações mais relevantes e personalizadas. Isso reforça que você valoriza a relação com o cliente e se preocupa em atender às suas necessidades específicas.

Com o Maiszap, é possível enviar mensagens direcionadas com promoções, informações e atualizações exclusivas, garantindo relevância.

Incentive a Fidelidade do Cliente

Proporcionar benefícios para estimular a fidelidade, como programas de recompensas, descontos exclusivos, brindes e vantagens especiais, é uma estratégia eficaz para manter os clientes ativos e engajados com sua marca. Ao oferecer esses incentivos, você mostra apreço e valoriza o comprometimento contínuo dos seus clientes.

Clientes Inativos? Não Mais!

Recuperar clientes inativos é uma tarefa desafiadora, mas extremamente valiosa.

Com as ferramentas certas de comunicação da Maisvoip como o RCS, Maiszap e Discador Automático, sua empresa pode reconquistar a confiança e o interesse de quem se afastou.

Aproveite essa Black Friday para oferecer condições diferenciadas, alinhando suas estratégias às necessidades dos clientes. Mostre que sua marca se importa com a experiência deles e está pronta para surpreender.

Quer reconquistar seus clientes inativos e aumentar suas vendas? Descubra como as soluções da Maisvoip podem transformar sua comunicação empresarial. Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe de especialistas e agende uma demonstração de nossos serviços!

 

Hey, não vá embora ainda!

Se quer saber como ter resultados satisfatórios nessa Black, continue em nosso Blog! Leia também:

5 Ferramentas de Automação Indispensáveis para Potencializar as Vendas na Black Friday

Por que apostar em uma Black Friday omnichannel?

Conexão Inteligente: WhatsApp vs. RCS

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